surto de toxoplasmose

Corsan diz que trabalho de limpeza e investigação em Santa Maria continua o mesmo

Depois de uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, em Santa Maria, para repasse de informações sobre o surto de toxoplasmose na cidade, a Corsan emitiu uma nota oficial de esclarecimento. Entre as informações divulgadas na coletiva da manhã, uma delas era de que em uma casa, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, o protozoário foi encontrado em uma amostra coletada no lodo decantado. O DNA do protozoário encontrado nesta casa é diferente do que o material comparado com o de quatro gestantes infectadas, por isso a confirmação da origem do surto não está clara, embora a água e as hortaliças sejam os principais vetores de contaminação. 

O coordenador regional da Corsan em Santa Maria, José Epstein, reiterou que a caixa de água onde o protozoário foi encontrada tinha situação de vulnerabilidade e que o trabalho continua o mesmo com a limpeza de reservatórios e coleta de amostras. Na coletiva foi dito que a tampa da caixa d'água tinha uma fresta aberta e que apresentava rachaduras. Epstein explicou que a Corsan não tem gestão sobre a conservação das caixas d'água das residências e condomínios e, que depois que a água passa pelo hidrômetro, a conversação e higiene dos reservatórios ficam a cargo dos moradores: 

- Em questão de procedimentos, o que fazemos em conjunto com a Vigilância na parte de investigação permanece o mesmo: as coletas, e limpeza dos reservatórios com acompanhamento deles. Na medida que vão avançando as investigações e surgirem fatos novos que possam ser indícios de como a gente pode investigar, a gente pode até avaliar como que trataria diferente. Mas em termos de procedimento e tratamento, tudo continua da mesma forma - concluiu.

Investigação da origem da toxoplasmose vai focar na possibilidade de contaminação cruzada

A Corsan também emitiu uma nota oficial, publicada no site, comentando a situação e defendendo que a casa onde o protozoário que causa a doença foi encontrado, na amostra de água, foi uma exceção até então. Veja, na íntegra, o que diz a nota da Corsan:

"A Corsan tomou ciência da existência de resultado positivo em amostra de lodo decantado de reservatório de água (particular) de residência, buscando, imediatamente, informações e detalhes junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Neste sentido, fomos informados de que amostras foram coletadas em diversos reservatórios de residências da cidade de Santa Maria, quer com casos de toxoplasmose confirmados quer nas proximidades destes. Todos os resultados foram negativos para a presença do Toxoplasma gondii, exceto em um endereço, no qual, além do toxoplasma foram identificados outros contaminantes biológicos/protozoários (decorrentes de fezes de animais), o que corrobora as condições inadequadas de manutenção e limpeza desse reservatório, quando do momento da amostragem. 

Assim sendo, a Corsan reitera sua qualidade de tratamento de água e serviços de distribuição até as residências, orientando que sejam tomados todos os cuidados relativos à limpeza anual e conservação dos reservatórios internos de propriedades particulares, cuja ausência ficaram evidentes neste caso. 

Também a Corsan continua com sua postura de auxílio nos estudos e avaliações, prestando esclarecimentos e participando das ações que visam a elucidação deste caso de Santa Maria".

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

  • Tomar água mineral ou fervida por pelo menos 1 minuto
  • Não coma alimentos crus, frutas e vegetais produzidos no solo por jardinagem
  • Descascar frutas antes de comer
  • Não coma carnes cruas ou malcozidas, incluindo quibe cru e embutidos (linguiça, salame, copa e outros)
  • Congelar a carne a -12°C por 24 horas
  • Lavar as mãos com água corrente e sabão ou detergente antes e depois de manipular alimentos
  • Não consumir leite e seus derivados crus, não pasteurizados
  • Evitar manuseio direto com solo, incluindo jardins, parques. Caso seja necessário, usar luvas e lavar bem as mãos após a atividade
  • Após manusear carne crua, lavar bem as mãos e toda a superfície que entrou em contato com o alimento, inclusive os utensílios utilizados
  • Evitar o contato direto com fezes de gato
  • A caixa de areia de gatos deve ser limpa preferencialmente por outra pessoa, que não esteja gestante. Se não for possível, deve-se limpá-la e trocá-la diariamente, utilizando luvas e pá de lixo
  • Alimentar os gatos com carne cozida ou ração, não permitindo que os mesmos façam a ingestão de animais caçados

SINTOMAS
Crianças   

  • Febre alta
  • Linfonodos aumentados no corpo - São mais comuns no pescoço, as chamadas ínguas
  • Irritabilidade

Adultos

  • Alterações visuais (visão borrada)
  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Linfonodos aumentados no corpo 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Manter caixa d'água limpa é um dos passos para evitar toxoplasmose Anterior

Manter caixa d'água limpa é um dos passos para evitar toxoplasmose

Hospital Regional é inaugurado em Santa Maria Próximo

Hospital Regional é inaugurado em Santa Maria

Saúde